Skip to content Skip to footer

Café Joyeux abre portas no Metaverso

No dia em que celebra o primeiro aniversário da loja de Cascais, o Café Joyeux abriu portas no mundo virtual, com o lançamento no metaverso.

O objetivo deste novo canal passa por chegar às camadas mais jovens da população e abraçar as novas tendências que estão a moldar o futuro. Portugal é pioneiro neste projeto, desenvolvido pela agência de inovação Instinct e alojado na plataforma Spatial.

A partir de hoje, qualquer pessoa poderá aceder ao metaverso do Café Joyeux através do site joyeux.pt/metaverso.

Para tal, apenas terá de criar um avatar ou entrar anonimamente, com um avatar aleatório. Neste espaço virtual, os visitantes serão recebidos por équipiers, interpretados por colaboradores reais com Dificuldades Intelectuais e do Desenvolvimento (DID), que lhes dão a conhecer a missão, e aqui vão poder pedir um café, conversar com outros avatares, fazer donativos, descobrir produtos que podem encomendar para o mundo real ou aceder à loja virtual, onde podem comprar equipamentos para os seus avatares.

O metaverso do Café Joyeux está disponível em português, francês e inglês, através de desktop, tablet, smartphone ou de óculos de realidade virtual.

“Hoje, no dia em que celebramos o primeiro aniversário do Café Joyeux de Cascais e o caminho de transformação positiva da sociedade para a inclusão, é o momento ideal para lançarmos uma novidade na qual Portugal é pioneiro: a chegada do Café Joyeux ao metaverso”, acrescenta Filipa Pinto Coelho, Presidente da Associação VilacomVida e CEO do Joyeux em Portugal. “Inovar constantemente e captar a atenção de todas as faixas etárias, nomeadamente dos mais jovens – futuros profissionais – é extremamente relevante na nossa missão de promover uma sociedade mais aberta à diferença e capaz de não excluir ninguém.”

O metaverso tem ganho expressão junto das Gerações Z e Alpha. Segundo um estudo recente da GEEIQ’s1, os jovens abaixo dos 25 anos já começam a ter mais engagement nas plataformas de metaverso (180 minutos por dia) do que nas redes sociais (107 minutos por dia).

Para Sandra Lucas Ribeiro, Managing partner da Instinct, “apoiar o Café Joyeux é, para nós, apoiar toda a sociedade a ser mais esclarecida, tolerante e mais responsável na verdadeira inclusão social. É notável o que o Café Joyeux e a Associação VilacomVida conseguiram fazer em tão pouco tempo, trazendo um novo olhar sobre a diferença que merece ser ampliado também nos mundos virtuais”.

Leave a comment