MIVA
O NOSSO MÉTODO E PROGRAMAS EXPLICADO ÀS ORGANIZAÇÕES QUE QUEREM EMPREGAR
A solução que propomos tem um método criado e comprovado a partir da nossa experiência. Chama-se MIVA – Modelo de Intervenção para a Vida Autónoma – e é composto por 3 programas distintos, que permitem o acompanhamento de jovens com DID desde os seus 16 anos até à estabilidade de um contrato de trabalho. Para tal, trabalhamos em rede com todos os intervenientes neste caminho: família, terapeutas, instituições parceiras e empresas.
Objetivos:
- Promover o emprego e inclusão social de jovens com DID, após terminarem a escolaridade obrigatória ou processo formativo;
- Combater o desconhecimento da sociedade quanto à real capacidade destas pessoas para trabalhar;
- Evitar o retrocesso nas suas aprendizagens (sociais, pessoais e profissionais) quando estão parados em casa, bem como o impacto negativo nas famílias que esta situação acarreta.
- Permitir que a filantropia de empresas e particulares tenha impacto comprovado e visível de forma simples, com os seus próprios olhos.
Este modelo é perfeitamente alinhado e materializa a missão da Associação.
São 3 as etapas deste modelo:
DESCUBRO A MINHA VOCAÇÃO - (START IN)
DOS 16 AOS 18 ANOS
Sim. Estas palavras são para jovens que ainda estão na escola mas já pensam no teu futuro.
Nesta primeira etapa, o objetivo é integrar um número alargado de jovens adolescentes com DID na vida ativa.
A partir da criação de uma rede de contactos e parcerias com escolas e instituições que acolhem jovens adolescentes com esta característica, mas com capacidade para a autonomia.
A VilacomVida organiza e/ou colabora em atividades de sensibilização, de formação e de orientação profissional que predisponham os jovens e as suas famílias para uma futura integração na vida ativa, reduzindo a idade de celebração do seu 1º contrato de trabalho.
As estratégias de ação são:
- Identificar jovens com Plano Individual de Transição (PIT) nas escolas;
- Avaliar preferências e aptidões pessoais na participação em atividades de curta duração em contextos de trabalho diversificados;
- Familiarizar os jovens e as famílias com as atividades e os técnicos dos centros de Atividades de Tempos Livres (ATL) com formação e treinos de autonomia;
- Oferecer atividades de formação e sensibilização para as famílias, escolas e entidades parceiras;
- Promover a integração dos jovens em escolas técnico-profissionais e estágios de curta duração (fazendo pontes e incentivando o diálogo entre empresas e instituições).
TREINO-ME PARA TRABALHAR - (ON THE JOB)
DOS 18 AOS 25 ANOS
O programa On-the-Job surge no âmbito da segunda etapa e pretende ajudar a adquirir competências técnicas, em contexto de trabalho, na área da restauração. Todo o processo de formação acontece numa cozinha que está em pleno funcionamento.
Para além de competências técnicas, grande parte do programa trabalha “soft skills” que incluem temas como: trabalhar em equipa, comunicação, etc.
Completa-se a aprendizagem com competências académicas, mas funcionais e sempre adaptadas à prática da própria atividade profissional – matemática, português e inglês, passando claro, pelas tão necessárias competências digitais.
Estratégias de ação:
- Sessões com vista ao desenvolvimento de competências cognitivas e comunicacionais;
- Trabalhos em formato “projeto” e tutoria;
- Acompanhamento personalizado do desempenho profissional, com vista à melhoria contínua;
Todo o programa é desenhado à medida, para que as aprendizagens façam sentido e potenciando a evolução e desenvolvimento de cada participante!
O programa On-the-Job está a ser desenvolvido em parceria com a CozinhacomAlma
FOLLOW UP -TENHO UM CONTRATO DE TRABALHO
MAIS DE 25 ANOS
O programa Follow up, foi criado na lógica de serviço total: desde a identificação do jovem talento e recrutamento e integração até ao processo de contratação e acompanhamento total.
A VilacomVida apresentando um serviço total: desde a identificação do jovem talento, recrutamento e integração, até ao processo de contratação e acompanhamento total.
Após avaliação conclusiva sobre a preparação do jovem para assinar um contrato de trabalho, a VilacomVida acompanha quer a empresa recetora quer o jovem. Não apenas no processo de contratação (como facilitadores do processo burocrático), mas numa lógica de continuidade, por forma a ajudar a superar dificuldades que venham a surgir e incentivar a nunca desistir.
Uma empresa contará sempre com o know how específico da nossa equipa e o jovem contará com apoio especializado.
O modelo de acompanhamento pós-colocação foi delineado de forma a desenvolver uma gestão autónoma do trabalho do jovem dentro da empresa parceira.
No início, o suporte é mais intensivo, não só no sentido da ajuda, mas também na formação de competências para a gestão dos desafios em contexto de trabalho. Assim, jovem e empresa aprendem, com o suporte da VilacomVida, a lidar com possíveis desafios em contexto de trabalho de maneira independente no futuro.
Estratégias de ação:
- Manter contacto e monitorizar integração na vida ativa dos que frequentaram os programas;
- Mediar a contratação dos jovens com trabalho remunerado em empresas parceiras;
- Oferecer formação em áreas diferenciadas de autonomia em conformidade com as necessidades de cada jovem
QUER SER UM PARCEIO EMPRESARIAL DE EMPREGABILIDADE INCLUSIVA?
A SUA EMPRESA PRECISA DE AJUDA NESTA ÁREA?
Deixe-nos o seu contato e mensagem.