Jorge encontra realização no novo emprego, na Hertz
Notícias da Vila
13 de nov. de 2025
Jorge tem 48 anos e voltou a entrar no mercado de trabalho este ano. Desde maio que integra a equipa da Hertz, uma empresa internacional de aluguer e compra de viaturas.
“Olá, eu sou o Jorge, tenho 48 anos, vivo em Almada, e estou a trabalhar” - é com esta simplicidade que se apresenta, quando lhe pedimos que o faça, numa das salas de reuniões do edifício onde trabalha.
A transformação pessoal através de um posto de trabalho
Começar a trabalhar na Hertz, onde é responsável pela gestão da quilometragem dos veículos e pela organização do arquivo, tem sido, nas palavras do próprio, “uma verdadeira mudança de vida”, uma experiência de que está a gostar muito.
Já não trabalhava há muito tempo quando surgiu a oportunidade de integrar a Academia VilacomVida, um programa financiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação. Quando lhe pedimos para escolher uma palavra que descreva a sua experiência na empresa, a resposta surge e é imediata: “Uma palavra? Felicidade por estar a trabalhar.”
E é precisamente essa felicidade que traduz o impacto que o emprego teve na sua vida: “A importância de ter um trabalho, além de ganhar dinheiro, é sentir-me útil e realizado. E estou a encontrar isso aqui na Hertz”.
Uma nova etapa muito positiva
Desde que começou esta nova fase, sente uma transformação significativa no seu dia a dia: “Há uma motivação maior para as coisas do dia a dia, há uma rotina que é diferente, há também uma maior disciplina - tenho que acordar e tenho que estar a horas aqui”.
O percurso do Jorge até à Hertz foi possível graças ao apoio da Academia VilacomVida, programa que recruta, forma e integra no mercado de trabalho pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento, através do Modelo de Intervenção para a Vida Autónoma (MIVA), desenvolvido em parceria com a Faculdade de Motricidade Humana.
Este programa, financiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, permite que os participantes e as empresas parceiras que os acolhem, sejam acompanhados em todas as fases do processo, desde o recrutamento até ao apoio pós-colocação.
Neste momento, Jorge encontra-se na fase do Protocolo de Formação Prática em Contexto de Trabalho: tem um horário de trabalho, tarefas específicas, e a formação decorre maioritariamente em contexto real, com um técnico VilacomVida a deslocar-se às instalações da empresa parceira.
Até ao momento, a VilacomVida já recrutou, formou e integrou 150 jovens-adultos com talentos únicos, jovens como o Jorge, que hoje, mesmo no centro das nossas cidades, vivem com mais autonomia, mais felizes e realizados na sua diferença.
